quarta-feira, 10 de abril de 2013


INTERVENÇOES EM PSICOLOGIA ESCOLAR: Ressignificando as relações institucionais.

Andrade (2005), explica a relação dos grupos, das organizações e das instituições. Relação fundamental entre instituído e instituiente, esclarecendo assim a importância de conhecer a escola como um todo e através da observação compreender as relações entres os agentes da escola.

Curonici e McCulloch (1999) assinala que a escola se caracteriza por sua complexidade e pelas inumeráveis interações, além de contar com um grupo de pessoas em grande numero. O trabalho do psicólogo escolar e colaborar o professor a perceber as relações entre comportamentos, e como eles se mantem.

Segundo Martins (2003), o Psicólogo deve atuar  no contexto escolar levando sempre em consideração o meio social. Podendo trabalhar como agente de mudanças por meio de ferramentas psicológicas ajudando a reflexões e conscientizando os papeis representado pelo vários grupos que compõe a instituição.

Andrada (2005) estuda a importância que um psicólogo educacional deve contar com tempo e espaço para escutar as demandas da escola e pensar maneiras de lidar com situações que são cotidianas, criando sempre formas de reflexão.

Machado (2003) Descreve o psicólogo como depositário de expectativas capaz de classificar e comparar indivíduos, tomando-os separadamente.

Para Martins (2003) a realidade da demanda escolar aponta que os educadores esperam que as dificuldades sejam tratadas fora deste contexto, e após a ‘cura’, elas são novamente inseridas nas salas de aulas, revelando a dificuldade do psicólogo quanto a uma forma de atuação que fuja do modelo clinico.

“Os professores reduzem o ensino-aprendizagem a atos mecanicamente repetidos no dia-a-dia, projetando as dificuldades externamente, sem refletir um pouco mais sobre as origens e formas de manifestações destes entraves” (MANSUR, 1984, p.09). As dificuldade são projetadas nos alunos, nos pais destes alunos, na instituição e estas professoras se esquecem que não são apenas observadoras de um processo, e sim um dos principais agentes.

METODOLOGIA

O Trabalho de intervenção foi desenvolvido com três professoras que mostraram maior interesse e necessidade de apoio. Assim, cada estagiaria ficou responsável por uma sala, sendo que ao mesmo tempo em que eram observados a dinâmica desses locais, a sociometria do grupo, suas crenças, valores e formas de relacionamentos. Sendo obeservados os agentes em desenvolvento cotidiano como sujeitos ativos.

De acordo com Minayo (1996) este processo de observação consiste na relação e participação do observador com o individuo ou grupo observado, observado uma vez que o pesquisador deve colocar-se no universo de este grupo.

RESULTADOS

Entretanto em contato com a realidade de cada sala de aula, foram desenvolvidas propostas de intervenção de acordo com a necessidade emergente das turmas e professores.

4° SERIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

A)    O cotidiano

As disciplinas das quartas series foram divididas entre três professoras: a Professora Marisa, que fica responsável pela aula de matemáticas; a professora Jaqueline com aulas de português; e a professora Graciela, com as aulas de historia e geografia, cada professora possui sua própria sala, e as turmas se dirigem ate a sala da professora no horário correspondente.

De modo geral a professora de matemáticas tem uma rotina com os alunos da quarta serie, ela chega na aula espera uns quinze minutos os alunos depois do recreio. Os alunos entram, sentam, e a professora chama todos os alunos seguindo a ordem das fileiras, para revisar as tarefas feitas em casa depois de terminar de dar o visto no caderno ela revisa a tarefa na louça e em seguida pedi para que eles copiem outra tarefa da aula. Quando os  alunos terminam de copiar eles resolvem a tarefa, se alguém tem um erro ela chama o aluno na mesa e corrige junto com ele a tarefa e logo escreve na louça uma nova tarefa de casa.

Tres dias na semana a professora Marisa leciona nesta turma, e cada aula tem duração de um período, ou seja, em torno de  duas horas e quinze minutos.

 

B)    A professora

Marisa se casou com 18 anos, teve seu primeiro filho, e lo go entrou na faculdade. Fez o curso de pedagogia durante tres anos, e neste tempo , ela lecionava de manha, a tarde, e fazia faculdade a noite. Assim que terminou a faculdade, ela descobriu que estava gravida de 4 meses de seu degundo filho, então abriu mao de fazer a especialização em Deficiência Mental. A professora descreve que no percurso da profissão realizo certas escolhas que das quais se arrependeu, relatando o sofrimento pelo qual passou nesta época.

 

C)    Os alunos

A relação entre os alunos e de constante agressividade e falta de companheirismo. Eles estão sempre brigando se maltratando verbalmente usando inclusive palavrões, o que dificultou a observação de laços de amizade, na sala de aula existe um clima muito competitivo mais do que de aprendizagem. Outra característica importante e a variação de idades, havendo criança de nove ate treze anos.

D)    Professora – alunos

De modo geral, a professora Marisa , na sala de aula , classfica os alunos como o que tem HIV positivo; o problema de comportamento; o problema de aprendizagem; o problema de concentração; entre outros adjetivos atribuídos, entretanto, ela não fala sobre tais caracteristivas diretamente para seus alunos. Ela cobra constantemente o silencio das crianças, em varias ocasiões a professora ridiculariza algum aluno na frente de toda a sala, principalmente quando este mete erros.

 

Discussão

No caso da 4° serie os estagiários observarão que existem muitos alunos com problemas de aprendizagem e fraco desempenho escolar, e muito importante observar a dinâmica ou método de ensino que a professora aplica de forma muito mecânica tres vezes na semana, a sala de aula precisa interatuar mas de forma em que todos os colegas se conheçam e possam se respeitar. Projetosde confraternização são muitos importantes para que os alunos esqueçam um poco essas diferenças de idades e posam conseguir uma relação passiva de aoio um ao outro, e para chamar a atenção dos

alunos pela matéria seria muito interessante realizar uma férias di ciências com assuntos que tenham a ver com a realidade dos alunos para que eles possam aprender de uma forma mas fácil e real.

 

 

 

 

 

 

 

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