sexta-feira, 19 de abril de 2013


ANALISES –  FILME PASSAGEIROS

A protagonista neste filme e uma psicóloga que esta na tentativa de levar as vitimas que sobreviveram no acidente do avião para o seu set terapêutico, para ajuda-las a diminuir o sofrimento, provocado pelo trauma do acidente. Sem perceber que ela também formava parte dessa historia, que dizer ela também era umas das vitimas do avião, e na realidade ninguém sobreviveu, ela não sabe que esta dentro da lista dos passageiros que morreram, pelo contrario o filme relata o tempo todo a vida o trabalho da doctora.

E aqui onde entra meu analise como aluna de psicologia devemos aflorar nossa percepção para entender questões que se apresentam no transcurso de nossa formação e para  a pratica de nossa carreira.

Na mente da Dra. Summers estava muito claro a vontade por ter uma reconciliação com a erma, chamada Ema, o sentimentos de culpa por ter passado muito tempo longe e sem se falar com ela, ficavam em mente de forma continua, por isso o intento de chegar ate na erma, mandar flores, ligar para ela, enquanto todo isso acontecia ela não recebia respostas, na mente da dra. Summers  em quanto o filme mostra essas atitudes de se aproximar a erma, Summers não percebia  que tinha falecido, quando ela descobri, se culpa muito, sofre, chora por não ter feito em vida “arrependimento” o que podia ter mudado essa culpa, simplesmente resolver esse conflito familiar , já que significava muito para ela. Muitas pessoas deixam para resolver depois conflito, relações pessoais, achando que o tempo resolvera o deixara mas leve a situação, isso pode ser explicado por orgulho, egocentrismo, falta de segurança, todas estas características colaboram para  negar o fato de aceitar dar um primeiro passo e reanalisar, as causa, o porque da minha atitude?  

Só por meio da terapia estabeleceremos nossas qualidades, e confrontaremos os nossos defeitos, chegando assim a um autoconhecimento, diminuindo sofrimentos e situações de desprazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário