terça-feira, 9 de abril de 2013

INFLUENCIA DE GENERO SOBRE O SEXO


Na sociedade atual permanecem valores culturais que tendem a valorizar em primeiro lugar a beleza na juventude e por outro lado despreciam os idosos no, essa manifestação atinge particularmente a autoestima das mulheres (NEGREIROS apud LEIBLUM, 1990). Tendo como essência os estigmas culturais, o sujeito envelhecido pode não ter consciência de recalcar a sexualidade, ou espontaneamente sentir-se impelido a suprimi-la deliberadamente (NEGREIROS apud MACNAB, 1994).

Apresentasse que a maioria dos homens nesse ciclo da vida opta por evitar as relações sexuais porque se sentem impotentes, ignoram certas mudanças fisiológicas que acompanham o processo do envelhecimento, entendendo as mesmas como sintomas de impotência. Com isso a autoconfiança do individuo baixa e ficam volúveis e inseguros, temerosos de não conseguir a ereção e o resultado disso muitas vezes acaba ocasionando no sujeito o comportamento de fuga, evitando ter relações sexuais para não serem confrontados com as suas próprias frustrações. O avanço da ciência na área da medicina trouxe muitos câmbios na concepção da vida sexual tanto no home como na mulher, a invenção da pílula anticoncepcional feminina, auxilio a mulher a desfrutar do ato sexual e separar o prazer do conceito de procriação já a descoberta dos medicamentos para estimulação da função erétil masculina, reforçando o exercício da sexualidade masculina idosa. Com isto constatasse que não existe um limite de tempo na mulher para praticar o ato sexual, a pílula para os homens trouxe um aumento de virilidade, não em tanto não favoreceu na mesma amplitude as mulheres idosas os o beneficio foi aproveitado pelas mulheres mas novas em visão de que o homem procura atender seu desejo preferindo as mas jovens, pelo mesmo espectro contemporânea de beleza que estigmatiza nossa sociedade. Tem surgido muitos desacordos quando se fala da preferencia masculina – tanto dos mais jovens como dos mais velhos, as razoes sinaladas em estudos investigativos descrevem funções fisiológicas, desde o cheiro que a mulher transmiti durante a produção hormonal ate a imagem estética proporcionando valores eróticos sofrem mudanças e isto e percebido pelo homem. E fato que com o passar dos anos a mulher perde a condição alegórica de objeto de desejo e por tanto as oportunidades de uma vida afetiva sexual satisfatória fica muito restringida. (NEGREIROS apud MASTER E JOHNSON 1999; 2002).

 

A traves de trabalhos na área de anatomia e fisiologia são analisadas as respostas sexuais anexas ao processo de envelhecimento  o mesmo comprova que essa transformações acarretam alterações na atividade sexual dos anciãos.

Quando o homem sucede os 40 anos de idade estudos comprovam que a produção de espermatozóides enfraquece, da mesma forma há uma redução na produção da testosterona, advém também a diminuição da dopamina e um aumento da prolactina, o que abate o desejo sexual. Alguns homens revelam crises com sintomas psicológicos como depressão e irritabilidade. A ejaculação e mas controlada e a ereção e menos rígida e mais pausada, a uma queda da ereção mais rápida após a ejaculação, o que pode ser um ponto positivo se o motivo  de que a ejaculação e demorada e controlada aumenta p tempo do prazer para o casal. As mulheres sentem maiores transformações hormonais na época da menopausa, que e assinala o fenecimento da reprodução, mas não da satisfação sexual. Certas mudanças fisiológicas provocam  na vagina da mulher uma redução  da mucosa genital e a própria configuração genital muda ficam mas apertada e curta. O recobrimento da pele vaginal torna-se fino e facilmente irritável, o que pode acarretar rachaduras e sangramento o que muitas vezes pode significar um ato sexual doloroso para a mulher. Por outro lado, após a menopausa a mulher não esta mas dedicando tempo e energias cuidando de filhos Mas um aspecto positivo que tendo menos obrigações tanto no homem com a conquista da aposentadoria e na mulher com a independência dos filhos conseguem determinar e perceber de melhor modo o momento indicado para fazer o amor. (BUTLER E LEWIS apud MASTER E JHONSON, 1976)

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário